terça-feira, 24 de novembro de 2009

Faça Amor Não Faça Guerra


Palavra derivada da palavra em inglês hipster, que designava as pessoas nos EUA que se envolviam com a cultura negra.
Um movimento de contracultura dos anos 60 onde negavam a Guerra do Vietnã, que na época estava em ápice. A maioria dos hippies dessa época eram soldados que tiveram contato com a ideologia indiana e levaram sua religião como modo de vida. Estavam em desacordo com os valores tradicionais da classe média americana.
Seu principal símbolo era a mandala.
Os hippies tem um estilo de vida nômade, vivem em comunidade e são considerados uma espécie de tribo juvenil numa forma de contestar a sociedade. São contra os valores políticos e éticos adotados para exercer poder sobre algo ou alguém. Defendiam uma ideologia de paz e amor, Carpe Diem. De certa forma passam os dias vivendo intensamente.
Hoje em dia, são encontrados poucos exemplos dessa tribo. Eles vivem isolados em povoados criados por eles mesmos e que são espalhados por todo o mundo. Juntos em comunidade, não existem regras de superioridade. Cada um exerce um cargo e o comércio é feito a base de troca. Comemoram a liberdade e a união com a natureza. São a favor do amor livre e consomem drogas como maconha, haxixe e LSD.
Usam cabelos e barbas compridos, e são totalmente contra a violência. Andam com roupas de cores brilhantes, e alguns estilos incomuns como calças boca de sino, camisas tingidas e roupas de inspiração indiana. Roupas velhas e naturalmente rasgadas, pra ir em oposição ao consumismo.
Foram inventores da frase sexo, drogas e rock'n roll.
Uma de suas características era a adoração por músicas estridentes e também pelo rock psicadélico, o uso de incensos e o hábito da meditação.
Umas gírias usadas por eles... Dar um giro – sair, passear ; Psicodélico – Estranho; Goiaba – Bobo; Massa – Legal; Acertar as cabeças - combinar (pessoas).
"Mesmo que a utopia hippie nunca se tenha realizado, a verdade é que os valores ficaram como referência, em prol da História: se os americanos perderam a guerra, parte deste desfecho deve-se, no plano interno, à intervenção dos jovens e dos hippies. Desde aí, uma parte da Humanindade continua a defender o diálogo, a partilha, a natural forma de estar em comunhão coletica."
All You Need Is Love - Tudo Que Você Precisa é Amor

Ovo Frito para o blog Marmitah

Nenhum comentário:

Postar um comentário